Comunicado 006/2015

ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

Reuniu-se no auditório da Casa do Trabalhador na rua Euvaldo dos Santos, S/N, Centro de Lauro de Freitas, as 19:30h do dia 17 de agosto de 2015, a Diretoria Executiva da Associação Lauro Freitense de Surf - ALFSURF, o presidente da Associação de Surf Amador de Itinga - ASAI o Sr. Elismar Di Paula, o presidente da Associação de Surf de Vilas do Atlântico - ASVA o Sr. Gaspare Saraceno e o presidente da Associação de Surf da Praia de Ipitanga - ASPI o Sr. Giorgio Mattos e seu diretor executivo Eliana Santos, dando continuidade à primeira sessão do dia 10 de agosto de 2015, realizada no mesmo local e horas desta segunda seção para deliberar sobre a pauta: Aprovação do Modelo Base para o Circuito Municipal de Surf 2015 de Lauro de Freitas, além do Plano de Ação para estruturar o Ranking e formação do Quadro Técnico Municipal.

Dando início a Sessão, o Presidente da Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF o Sr. Ricardo Luz, agradeceu a presença dos convidados e começou esclarecendo as finalidades da ALFSURF e sobre o Projeto Base - proposto para: o Circuito Municipal de Surf de Lauro de Freitas sendo composto pela união dos Circuitos Locais do Município realizados pelas Associações de Bairro; sobre o Plano de Ação para a formação do Quadro Técnico Municipal; além do Plano de Ação para estruturar o Ranking Municipal, que definirá os Atletas que farão parte da Equipe Lauro Freitense, que representará o Município a partir de 2016 nas competições estaduais.

O presidente da Associação de Surf de Vilas do Atlântico o Sr. Gaspare Saraceno indagou porque a diretoria da ALFSURF não é formada pelos diretores das Associações de Bairro? Ricardo Luz presidente da Associação Lauro Freitense de Surf - ALFSURF explicou que a partir do segundo semestre de 2013 foram realizadas algumas reuniões informais com cada uma das Associações de Surf de Lauro de Freitas e todas foram convidadas, assim como seus presidentes e diretores, a discutir a UNIFICAÇÃO das Associações de bairro para ser criada uma Associação Municipal composta por Pessoas Jurídicas. Na época, como das cinco associações de surf existentes no município apenas a Associação de Surf Amador de Itinga - ASAI e a Associação da Praia do Surf - APS estavam atuantes e regulares com suas obrigações jurídicas e fiscais, sendo que a Associação de Surf de Vilas do Atlântico - ASVA e a Associação dos Surfistas de Lauro de Freitas - ASLF estavam com restrições na Receita Federal e a Associação de Surf da Praia de Ipitanga não possuía Registro  em Cartório e nem Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica,  logo não pudemos dar continuidade na fundação da ALFSURF sendo composta por Pessoas Jurídicas. Toda via, os diretores dessas Entidades poderiam participar na fundação da ALFSURF como pessoas físicas. Foi convocada uma Assembléia Geral Ordinária para o dia vinte e um de novembro de 2014, com os surfistas, atletas, competidores e os dirigentes de todas as entidades de surf de Lauro de Freitas, para ser apresentado um Plano de Ação e deliberar sobre a fundação da ALFSURF composta por Pessoas Físicas, formação da Presidência, Diretoria e Conselho Fiscal para o primeiro mandato de 2015/2018, e nesse dia a ALFSURF foi fundada com os presentes na assembléia.

A Sra. Eliana Santos, diretora executiva da Associação de Surf da Praia de Ipitanga, se pronunciou indagando que não consegue entender o porquê da criação de uma Associação Municipal desde que já existem outras cinco Associações Locais. O presidente da Associação Lauro Freitense de Surf - ALFSURF o Sr. Ricardo Luz, explicou que as cinco associações são de jurisdição local ou seja, de Bairro. Logo nenhuma associação tem autonomia de realizar o Circuito Municipal independentes. A ALFSURf foi fundada com o propósito de reorganizar, reconstruir e reestruturar o surf de rendimento no município de Lauro de Freitas através unificação das associações existentes e criar a inédita Delegação Municipal de Surf para competir nos circuitos estaduais.

A Sra. Eliana Santos, diretora executiva da Associação de Surf da Praia de Ipitanga, replicou dizendo que esteve com uma bancada de advogados e eles disseram que não existe hierarquias nas associações e que a ALFSURF não pode reger as outras associações existentes no município. O Presidente da Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF o Sr. Ricardo Luz, explicou que os advogados estão corretos e que essa não é a finalidade da ALFSURF, mesmo porque cada entidade é independente e regida por seus próprios estatutos e regulamentos. Toda via, a Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF, nos termos do Art. 1º Parágrafo 1º da Lei 9.615 de 24 de março de 1998, reconhece que a prática desportiva formal é regulada por normas nacionais e internacionais e pelas regras de práticas desportivas de cada modalidade, aceitas pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto.

O Sr. Giorgio Mattos, presidente da Associação de Surf da Praia de Ipitanga – ASPI, disse não compreender ainda a criação da ALFSURF e que não concorda com a realização do Circuito Municipal sendo o conjunto dos Circuitos das Associações de Bairro. O Presidente da Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF o Sr. Ricardo Luz voltou a dizer que a finalidade da ALFSURF não é reger as associações existentes e sim regulamentar as disposições legais a respeito das Associações de Bairro da prática do surf, sobre a promoção de competições municipais ou estaduais, estabelecendo diretrizes, critérios e limites sem prejuízo de manter a autonomia das mesmas respeitando e fazendo respeitar as regras, normas e regulamentos estaduais e nacionais.

A Sra. Eliana Santos disse ainda não concordar com a colocação do presidente da ALFSURF o Sr. Ricardo Luz na apresentação do Projeto, onde citou que a situação do surf na Bahia está crítica e se encontra na UTI. O presidente da Associação de Surf de Vilas do Atlântico o Sr. Gaspare Saraceno discordou da Sra. Eliana Santos, confirmando que realmente o surf competição na Bahia está praticamente morto. O presidente da Associação de Surf Amador de Itinga – ASAI o Sr. Elismar di Paula concordou com o Sr. Gaspare Saraceno, confirmando que o modelo utilizado atualmente pelas associações está em estado terminal e que chega a ser hilário pensar que o surf competição na Bahia está bom e que não precisa de um novo método de gestão para se desenvolver. O presidente da Associação de Surf de Vilas do Atlântico o Sr. Gaspare Saraceno completou dizendo que o julgamento dos árbitros ainda é precário e o atual quadro técnico estadual precisa de reciclagem e de cursos para formação de novos juízes.

A Sra. Eliana Santos replicou dizendo que em seu último evento realizado na praia de Ipitanga foi um sucesso e teve mais de 160 atletas de várias regiões inscritos nas competições. O Presidente da Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF o Sr. Ricardo Luz parabenizou o trabalho realizado pela ASPI em sua primeira etapa desse ano, mas falou que a idéia do Projeto Base proposto para o Circuito Municipal é fomentar o surf, os atletas e competidores do Município de Lauro de Freitas. Disse não considerar justo abrir um campeonato de bairro para competidores de outros municípios, uma vez que a premiação dos eventos geralmente fica com os competidores mais experientes que vem de fora. Disse também que se os atletas de outros municípios quiserem participar do Circuito Municipal de Lauro de Freitas devem primeiramente se filiar em alguma Associação Local e competir pontuando pela associação ao qual se filiou. Ricardo Luz, presidente da ALFSURF explicou  ainda que cada associação deve priorizar os atletas e competidores do Município para compor a delegação de cada entidade, a intenção é aprimorar as técnicas competitivas dos munícipes e que a premiação dos eventos realizados pelas Associações Locais fiquem no Município.

O Sr. Giorgio Mattos, presidente da Associação de Surf da Praia de Ipitanga – ASPI, sugeriu que a ALFSURF faça o Circuito esse ano no formato tradicional sem a colaboração das demais associações e que em 2016 a ASPI decide se apóia ou não o Projeto Base de Unificação. O Presidente da Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF o Sr. Ricardo Luz falou que a ALFSURF surgiu da necessidade de inovar o formato de competição que há anos vem sendo praticado de forma errônea no estado e quem vai decidir o formato a ser utilizado daqui pra frente em Lauro de Freitas é a própria Assembléia Geral, poder máximo da ALFSURF, ou seja, todos os associados fundadores e contribuintes que estejam em pleno gozo de seus direitos sociais juntamente com um representante de cada Associação de Bairro, devidamente credenciado, a ela diretamente vinculado. Se das cinco Associações convocadas três aprovarem o Projeto e 2/3 dos associados fundadores e contribuintes forem favoráveis o Circuito Municipal irá acontecer no formato proposto, mas pra fazer o Circuito nos moldes arcaicos a ALFSURF não ira fazer. O Sr. Giorgio Mattos, presidente da Associação de Surf da Praia de Ipitanga – ASPI disse não concordar com o formato proposto e que não vai filiar a ASPI à ALFSURF. O Sr. Ricardo Luz, como sócio benemérito da ASPI por direito, lamentou a decisão do Sr. Giorgio Mattos mas afirmou que da mesma forma quando convidou a Diretoria Executiva da ASPI para fundar a ALFSURF e eles se recusaram e a ALFSURF foi fundada sem os dirigentes da ASPI, se a maioria da Assembléia Geral aprovarem o Projeto o Circuito Municipal acontecerá com ou sem a ASPI. Ricardo Luz lamentou ainda que os atletas da ASPI terão que se filiar em outra Associação Local se quiserem participar do Circuito, questionando se a diretoria da ASPI realizou  Assembléia com seus associados para deliberarem essa pauta e se eles aprovaram essa decisão? O presidente da Associação de Surf de Vilas do Atlântico o Sr. Gaspare Saraceno falou que temos que nos unir de verdade porque o tempo está passando e estamos perdendo talentos. O momento deve ser de união e que devemos aproveitar as oportunidades.

Como das cinco Associações convocadas, apenas a Associação dos Surfistas de Lauro de Freitas – ASLF não compareceu em nenhuma das duas sessões e como a votação está empatada com a ASAI e a ASVA votando a favor do Projeto e a ASPI e a APS votando contra, o Presidente da Associação Lauro Freitense de Surf – ALFSURF o Sr. Ricardo disse que seria mais sensato dar uma nova oportunidade para ouvi a opinião da diretoria da ASLF em uma terceira sessão com data e horário a definir, juntamente com o a presença do Club de Surf Bancada de Areia do Sr. Alexandre Cruz de Vila Praiana para darmos a resolução a esse debate. Nada mais havendo tratar Ricardo Luz deu a seção por encerrada, onde a ata foi lavrada e assinada pelo Presidente e pelo Secretário da ALFSURF e será registrada em cartório, juntamente com a lista nominal de todos os presentes nesta plenária.

Local: Lauro de Freitas - BA; Data: 17/08/2015

Ricardo Luz – Presidente ALFSURF